Tolerância como fundamento da paz do meio-ambiente - Dr. Paulo Nogueira-Neto



Caro leitor, publicamos essa matéria sobre visita à fazenda Aretuzina, que fica em São Simão/SP, no dia cinco de agosto.

A fazenda é famosa pela meliponicultura - criação de abelhas sem ferrão, ou abelhas indígenas sem ferrão se preferir e criação de diversas espécies da fauna.

Não foi nosso propósito aprender só sobre meliponicultura, mas para conhecer a pessoa que acreditava ser mais importante para tratar assunto sobre ecologia, ecossistema, natureza, fauna e flora.

Esta pessoa que falamos se chama Dr. Paulo Nogueira-Neto, autor de vários livros, braço forte da ecológia, ciência biológica, zootecnia e outras áreas por mais de 65 anos, esperamos que viva mais e muitas décadas de vida para enriquecermos com suas experiências e versáteis para um mundo necessitado e salutar para uma longevidade saudável, um mestre da boa vivência em todos os aspectos. Mais sobre ele entre no site http://eco.ib.usp.br/nogueirapis/autor.htm/ e na pesquisa Google.

O nosso objetivo era aprofundar mais o assunto sobre agrotóxico e código florestal, pois precisávamos nos preparar para vários debates nas diversas regiões brasileiras e até internacional se for preciso.

Com o Dr. Paulo foi muito mais que aprofundamento, foi mais que proveitosas prosas e poemas, com ele foi possível entendermos e entrarmos na esfera ambiental da ecologia, insisto e digo que aprendemos muito com ele sobre, além de agrotóxico e código florestal, a preservação da mata virgem e das espécies, controle e fiscalização do meio-ambiente, animais indefesos como alarmes, solos, vegetais e os trabalhos históricos dele.

Na ocasião do proseamento conhecemos também o importante termitólogo Dr. Luiz Fontes, na pesquisa sobre cupins e térmitas, que estava no local para estudos e posteriormente, publicação do livro.

E o pesquisador autodidatas português João Pedro Cappas e Sousa, que veio para dar várias palestras sobre os meliponíneos em portugal e na europa, assunto de meliponicultura, e é o dono do museu dos insetos vivos em portugal, o site do museu dele é www.cappas-insectozoo.com.pt

Dr. Luiz Fontes alertou da importância do cupins sobre solos, diferentemente das espécies de cupins que vivem da madeira, este cupim que vive da terra não destrói madeira e é geófago, tem seu papel importante sobre o equilíbrio e manutenção dos solos danificados. Em breve publicaremos pequena matéria sobre ele neste blog.

O pesquisador Cappas ensinou muita coisa sobre a meliponicultura, tem seu papel fundalmental na polonização e controle biológico das plantas, importante para ecossistema natural não só na produção de mel, cera e própolis. Também em breve publicaremos matéria dele neste blog.

Além de conhecer a fazenda também conhecemos diversas pessoas que sempre tem assuntos prontos sobre ecologia, seus gerentes e funcionários são uma espécie de anjos guardiã sempre prontos para o que der e vier, uma sincronia perfeita dando aquele local um clima de paraíso.

Voltamos ao assunto sobre Dr. Paulo, durante dois dias intensos na fazenda Aretuzina, nos estudos de meio-ambiente, certamente suas palavras aumentaram nossas preocupações e idéias, porém mais fortalecido e preparados para enfrentarmos situações adversas e arrancarmos raízes do mal que aloja no planeta Terra, mais nas regiões brasileiras.

É incrível conviver com pessoas que estão sempre prontas para conversas ecológicas, sistemas auto sustêntavel para um pais que necessita mais de que urgênte de cuidados como nosso meio-ambiênte, e acima de tudo nossas vidas humanas .

Agradecemos imensamente ao Dr. Paulo pelo acolhimento, Cappas pelas aulas de abelhas sem ferrão e insetos, e Luiz Fontes sobre cupins e seu papel importante na manutenção do solo.


Dr Paulo Nogueira Neto, grande admirador das belezas Cariocas

Luiz Roberto de Oliveira Fontes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4708661H6

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras do membro do conselho fiscal